Antes de entender a atuação dos robôs na advocacia, é preciso se questionar quanto tempo você perde com:

  • Cadastrando clientes no sistema?

  • Pesquisa de jurisprudência?

  • Busca de informações de advogados da banca?

  • Verificação de andamento dos processos?

Agora pense: esse tipo de atividade precisa ser executada por um profissional advogado, profissional extremamente qualificado e cuja mão de obra é mais cara? Evidentemente não, certo? Essa modalidade de trabalho não precisa ser realizada por um profissional da área.
Na verdade, ela pode ser feita por um robô. Afinal, a tecnologia desenvolveu ferramentas capazes de automatizar essas tarefas sem a interferência humana. Ou seja, não é preciso um profissional para a execução das atividades.
Aliás, não foi só o departamento jurídico que aplicou as vantagens tecnológicas. O segmento industrial, como uma empresa de tratamento de água, já consegue aplicar os benefícios da ciência.

O segredo dos robôs em escritórios de advocacia

Como notamos durante o post, os robôs são grandes influenciadores de otimização e aumento da produtividade. A tecnologia é a base para que os profissionais do ramo desenvolvam as suas atividades e diminuam o custo com mão de obra.
Aliás, isso tudo aconteceu por conta de algumas ferramentas de automação. E falaremos, então, sobre algumas das quais inserem robôs na advocacia.
  • 1. Auxílio em peticionamento

    O acúmulo de atividades na rotina de trabalho é composto, em geral, por causas repetitivas. Produção de peças processuais, atendimento a clientes, acompanhamento de intimações, peticionamento… Aliás, pelo menos 90% do volume de tarefas de um escritório de advocacia tem o peticionamento como base.
    Diante desse cenário, o profissional perde muito tempo preenchendo manualmente a qualificação das partes, o endereçamento, a fundação legal e a jurisprudência necessária em cada petição.
    No entanto, um bom software jurídico pode auxiliar o advogado apresentando modelos estratégicos, importando dados do banco de armazenamento para a petição, de modo a otimizar esse trabalho manual.
    Embora não realize peticionamento, o SAJ ADV disponibiliza um editor de documentos que preenche, automaticamente, dados pré-cadastrados nas peças processuais. Além de evitar erros mecânicos, isto otimiza o tempo de produção e de posterior peticionamento.
  • 2. Cadastro automático de processos

    Outra atividade presente na rotina dos profissionais do ramo é o cadastro de processos no sistema. Essa tarefa até pode ser executada por um assistente administrativo. Contudo, este também acaba acaba perdendo muito tempo realizando cadastros.
    Nesse sentido, não é necessário influenciar a rotina dos colaboradores. Afinal, alguns sistemas – nutrido apenas com o número do processo – pode acessar as informações disponibilizadas no portal do tribunal e preencher os campos automaticamente.
    Ademais, um sistema jurídico online como o SAJ ADV permite que você cadastre seus processos em lote por meio da importação de planilhas ou pelo seu número da OAB.
    Com esse cenário, o sistema contribui com a digitalização do nome das partes, de seus procuradores, a vara em que tramita o processo, entre outras variáveis, até mesmo o tipo de processo, como uma ação relacionada a um corte a laser, por exemplo.
  • 3. Atualização de movimentação processual

    A atualização de movimentação processual é uma tarefa extremamente burocrática e mecânica. Além do mais, essa atividade demanda muito tempo do profissional para manter o cuidado dos processos, principalmente considerando que vários não se encontram nos mesmos tribunais.
    A tecnologia, entretanto, desenvolveu meios de simplificar o trabalho. Agora, o profissional não precisa buscar a constante atualização dos processos.
    O próprio software jurídico faz com que as informações recentes cheguem até o advogado.
    E por meio do uso de robôs na advocacia, esses andamentos podem logo gerar tarefas e sugestões de modelos de peça.
    É o que acontece com a inteligência artificial do SAJ ADV, por exemplo.
  • 4. Gestão de intimações

    As intimações, se não forem bem administradas, podem gerar um grande problema na vida dos advogados. Às vezes, pode acontecer da intimação sair no nome de um advogado anterior, ou seja, que não acompanha mais o processo.
    Em contrapartida, ela pode ser desenvolvida no nome do escritório ou também relacionadas a diversos profissionais.
    Por isso, o maior desafios dos advogados é fazer com que a informação chegue a quem precisa, eliminando as chances de ruídos.
    É nesse momento que os robôs na advocacia se mostram ainda mais importantes. Eles procuram os dados disponibilizados pelos tribunais em busca das intimações, filtrando as pesquisas por nomes e números da OAB dos advogados responsáveis.
    Dessa forma, os robôs conseguem coletar informações assertivas para a atribuição correta de dados nas intimações.
    Contudo, em outras áreas isso também acontece, como em uma indústria de uniforme nr10, por exemplo.

Robôs inteligentes: o futuro dos escritórios de advocacia

Os robôs estão cada vez mais presentes na advocacia, seja fazendo o cadastro de processos, auxiliando no peticionamento, atualizando a movimentação processual e automatizando processos e facilitando a tomada de decisões.
Estima-se que os escritórios que se adaptarem rapidamente a essa tecnologia, terão mais oportunidades de negócios no ramo jurídico no futuro.
Escrito por: Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais
Escrever um comentário:

*

Seu endereço de e-mail não será publicado/divulgado.

TLW Law